![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDghkzwfcUCGXyEHLUhfbYJvfMEWefw0IFt3ZxlHy3ekfdh2XC5AkaJQIAxhX7p2dEkcWUsNgiwK1bvAbSngmVZNYNVYKdxLfnCJobsT8J5XQlGlihX1phnbtu1IbBKnqzpzpHRCO3xc_2/s200/7297146ressacas.jpg)
Dicas de viagem às cidades do Circuito:
Ressaquinha
Portal de entrada para o Circuito Turístico: A cidade de Ressaquinha é cortada no meio pela BR-040, num ponto onde trafegam em média de 10 mil veículos por dia. Está situada no eixo principal do Caminho Novo da Estada Real. Tem entre seus atrativos, a imponente Igreja de São José e uma Bandeira do Brasil desenhada com plantas em seu jardim.
A Nascente do Rio Doce: A partir de 1951, após vários estudos, ficou oficialmente reconhecido que a nascente do Rio Doce se localiza em Ressaquinha, onde surge inicialmente com nome de Rio Piranga a um altitude de 1230 metros. Vale uma visita. Em seu curso total, o Rio Doce tem 853 km.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7ErHZL09tqxctuITJAZaZjFzpvFhSYLxKY0Fifm7a7RX7ooLkWhGKGmJtHl3WTe5427ZEIzy3uXoaxBTBWY7Nd8LGmTZqpA5afignAwpQPi_bYh-v_31bw7494zQ9eCGXk_bzGU0YWcIE/s200/ard.jpg)
Alto Rio Doce
Menores anões do Brasil: numa das comunidades rurais do município vive uma família inteira de anões, que lembram a história da Branca de Neve e os Sete Anões – as casas e os móveis são pequeninos. A família já foi inclusive tema de estudo da USP – Universidade de São Paulo – e de matérias na televisão.
Carnaval das “Burrinhas”: O carnaval é uma atração que teve várias alterações com o passar do tempo, mas se mantém com algo tradicional e diferente. Nos primeiros tempos os foliões desfilam em cima de carros-de-boi. Depois saiam em calhambeques, que acabaram sendo substituídos pelos caminhões.
Cachaça de qualidade: O Distrito de Abreus produz cachaça e a cada ano promove a Festa da Cachaça. Também acontecem anualmente a Exposição Agropecuária e o Torneio Leiteiro. O carnaval da cidade é outro evento tradicional na região.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghMuXiWGa4DC7xFdKK_CIdMAh4OgucT_8uOaKPafUX62UgOy1kTttSNXJtEkDTpHdfHGlO381Fdny_4xSR0ITJmS7OBo6SaxyhRqr6NCd8ObuJcwH96RJIrfhL24RCI9bGwQNsuqL-3vAK/s200/cipota.jpg)
Cipotânea
Ponte de Ferro: Construída sobre o Rio Xopotó, na área urbana da cidade. Dá acesso à parte baixa que se formou do outro lado rio e às localidades rurais do município. Próximo à ponte, tem muitas pedras onde os banhistas se concentram no verão.
Artesanato de Palha de Milho: É a fonte de sustento de 30% da população do município. A atividade foi iniciado no município na década de 40 visando melhora a qualidade de vida dos moradores, que tinham IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) até mais baixo do que alguns municípios do Vale do Jequitinhonha. A iniciativa fez tanto sucesso, que hoje parte da produção local do artesanato é exportada para a Europa. O turista pode comprar as peças produzidas na cidade na Loja da Associação de Artesãos, no Centro da cidade.
Matriz de São Caetano: Igreja imponente, no Centro da cidade, que tem o santo de mesmo nome como padroeiro. O município também tem fama de “Terra de fazer Bispos” – como o Reverendíssimo “Dom Nicomedes Grossi”, que foi Arcebispo de Bom Jesus da Lapa e fez várias obras na região quando ainda pároco. Ainda vivo com quase 100 anos, ele atualmente, mora na cidade de Juiz de Fora.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMcFx3jc9EzpJ0r1jEaYHaaL9rSs6No0V1LwPfy2umM9wmK2v8rtt5M04mkkV5A0EUbWzM-_Vwgq1B4YEyK87A0dEuYqJGFLu-b5hjfqH1VVrnEYknMM0p4FfqhHJkD38Y176y6DZgdLhw/s200/DSC00048.JPG)
Presidente Bernardes
Conhecida também como terra da cachaça, o município de apenas 6 mil habitantes mantém 16 alambiques em atividade e produz 20 marcas de cachaças.
Fazenda Água Limpa: A propriedade é da família Fernandes, de origem portuguesa. O alambique foi criado três anos da sede da fazenda, que quando construída incorporou o alambique embaixo do telhado. O empreendimento surgiu para atender a demanda de Mariana e Ouro Preto, desde 1882. O produto era levado em tropas de burros, que voltavam carregados com sal. O engenho é movido por roda d’água; a sede da fazenda é tempo dos escravos e nome da cachaça é “Água Limpa”. Aberta para visitação.
Engenho Calambau: Um alambique moderno, mas de família tradicional na produção de cachaça. Produz de forma artesanal, porém nos padrões de exportação. Explora a produção associada ao turismo, recebem visitantes e promovem eventos no alambique para atração de público e divulgação do produto. A sua localização é privilegiada: à margem do rio Xopotó e próximo ao encontro deste com o Rio Piranga, a12 km do Centro da cidade.
Cachoeira do Zé Bento: Alimentada pelo rio Xopotó, que corta quatro municípios do Circuito Turístico. No município, tem várias corredeiras propícias ao Turismo de Aventura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjf1oSxU30bqOdJt9eUK0hvX-c0mBVBd5KNDXuhyc1m1a7R7GhfN6PmaP_k0CnG_VMVgl05ow4QFGGueqO8BjgeEF6Kx7ZfnZpvmZxs6J5JsrE8JDH99ZEobloKfrUtgxYJiEfU5lZKgr_S/s200/DSC00249.JPG)
Senador Firmino
Cachoeira de Senador: Localizada a 3 km do Centro da cidade, em direção ao município de Ubá. É um dos principais atrativos naturais de Senador Firmino. No local existem duas lanchonetes/restaurantes, banheiros e estacionamentos.
Laticínios Union: Produz o Doce de Leite Senador e a Manteiga Caboré: ambas as marcas estão no mercado há mais de 50 anos. Isso se deve à grande qualidade aplicada e ao inconfundível sabor. O laticínio está se adaptando para que um número maior de visitantes possa acompanhar o processo de fabricação, sem interferir na linha de produção.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM-DfkPTpt2CvJ7LzAjdQbvquAJvii7mguUR7LabXWA0oJQx3lRAwyFEgH5AJKRXLs82JkSELRdAAprQwBwFufjcZCFBPuNhQZaCPI6EHSdG_2-Cd_GrfwO-YNZUz2T8TX-y3-tomf86SV/s200/pedra_menina_1.jpg)
Senhora dos Remédios
Pedra Menina: Formação rochosa localizada na extremidade da Serra da Mantiqueira voltada para Palmital, distrito de Senhora dos Remédios. Nas imediações dessa pedra gigantesca, está o povoado do Pião. É um lugarejo onde há “vendinhas” típicas do interior mineiro. Bem próxima à Pedra Menina funciona também pousada, criada em um fazenda do século XVIII, que está preparada inclusive para receber turista internacional.
Morro do “Japão”: Local com condições ideais para a prática do voo livre. Testado e praticado por diversos pilotos. A natureza foi bastante generosa nesta região, localizada exatamente onde termina a Serra da Mantiqueira, que é bastante indicada para o Turismo de Aventura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjo_fVMGrRSOWv-Gg2unZoMkOPoykq9ZPK7EOt1pxs4GKW2zQYdj0ZKpIpehDV_E4Y06PniG_L1_m-C-EFfZzIBfij0sxESk77r6xIIEFDAEZWYsSqqNuYMAgtVyF_MumUvRGr7KoAplwkz/s200/pedrasino03.jpg)
Carandaí
Carandaí é uma bela cidade mineira conhecida como "Celeiro de Minas" por ser o maior horticultor do estado é cortada pela antiga Estrada de Ferro Central do Brasil e pela Rodovia JK. Possui atrações como: a Cachoeira da Fumaça, a Igreja de Nossa Senhora da Glória, o Coreto situado na Praça Barão de Santa Cecília, o Cruzeiro, onde se tem a vista completa da cidade e diversos grupos musicais e artesãos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXwvHIf7KfQav1pEfADavuDsUg9WuLLiyEm-XPRvU0sG7Ebz7FeMW7OJCEIsXEDTEexPmI16FYKh3u3U_Npcgr0bJ9D3gMktn5VPKGVsNI7Ma7-3YzjOYy9PeGz5zE_xihg-xZ_-WR53Aj/s200/012.jpg)
Brás Pires
Destaca-se na produção de batata, milho e feijão além da criação de gado leiteiro. Suas praças são tão acolhedoras quanto seus moradores. A programação festiva conta com a Festa da Batata já em sua XVII edição.